sexta-feira, 27 de julho de 2012

PLLN

MEC/Capes - MCTI/CNPq
PROGRAMA LINGUAGEM DAS LETRAS E DOS NÚMEROS - PLLN
PROJETO JOSÉ APARECIDO OLIVEIRA
PROJETO AMILCAR CABRAL
Formação de Professores de Ensino Básico da Rede Pública de Cabo Verde
2012
GUIA DE INFORMAÇÕES
PROGRAMA DO CURSO
Bem-vindo a Fortaleza!
O objetivo deste Guia é auxiliar você nos primeiros contatos com a cidade e
com o curso, oferecendo informações básicas e dicas que podem orientá-lo
durante sua estada em Fortaleza. Esperamos que seja útil para sua integração
nos estudos e no cotidiano da vida brasileira.
Lembre-se de levá-lo com você e de consultá-lo sempre que tiver dúvidas.
O QUE VOCÊ ENCONTRA NESTE GUIA
1. CONHECENDO O CEARÁ
2. CONHECENDO FORTALEZA
3. SERVIÇOS ÚTEIS
3.1. TRANSPORTE
3.2. SAÚDE
3.3. COMPRAS
3.4. DINHEIRO
4. O CURSO
4.1. IDENTIFICAÇÃO
4.2. OBJETIVOS
4.3. MÓDULOS
4.4. CRONOGRAMA
1. CONHECENDO O CEARÁ
O Ceará é uma das 27 unidades federativas
do Brasil (26 estados e o Distrito Federal, onde
fica localizada a capital federal, Brasília).
Localizado na Região Nordeste, tem limites
com o Oceano Atlântico e os estados de Piauí,
Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O estado tem enorme variabilidade climática,
com secas frequentes, e é conhecido pela
extensão e beleza de seu litoral (573km), pelo
conjunto de serra isoladas (altitude máxima
1.200m) e pelo vasto sertão onde predomina
vegetação de caatinga (do tupi: caa (mata) +
tinga (branca) = mata branca). Apesar da
aparente desolação vegetal nos períodos de
seca, a caatinga é um dos biomas de maior
diversidade do país, abrigando espécies de
grande valor comercial, ceríferas e oleaginosas
por exemplo.
Sua capital é a cidade de Fortaleza, localizada à
beira mar, próxima de um conjunto de serras
úmidas que atraíram a curiosidade do
colonizador europeu interessado em metais
preciosos.
No interior do Estado existem importantes cidades, como Sobral, Juazeiro do Norte,
Crato, Iguatu, Quixadá, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Crateús.
Terra de José de Alencar, Capistrano de Abreu, Rachel de Queiroz e Patativa do
Assaré, o Ceará também é conhecido pela religiosidade popular (grandes romarias em
Juazeiro do Padre Cícero e São Francisco de Canindé) e por ser o berço de excelentes
humoristas, como Chico Anysio, Renato Aragão e tantos outros. Popularmente se diz
que o humor cearense começa na forma e no sotaque de sua fala. Certamente é mais
que isso, relaciona-se também ao espírito jocoso e à busca de atividades não
agrícolas. No século XIX foi reconhecida a gravidade de suas secas e desde então o
cearense se tornou um inquieto migrante para todas as partes do país e do mundo,
em busca do que fazer. Em torno disso há muitas piadas sobre cearenses
sobreviventes, em geral com soluções de esperteza e graça.
O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", pelo fato de ter sido o primeiro estado da
federação a abolir a escravidão (1884, quatro anos antes da Lei Áurea) e como
referência ao grande número de dias ensolarados (média anual de 240 dias de sol).
Adaptado de http://www.ceara.gov.br/ e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceará
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Capital: Fortaleza
Área: 148.825,6 km2
Site do governo estadual: http://www.ceara.gov.br/
População (2010):
8.448.055 habitantes
Para conhecer mais sobre o Estado e sobre possibilidades de turismo, confira as
seguintes páginas:
http://www.brasil-turismo.com/ceara.htm
http://www.guiace.com.br/
http://www.guiademidia.com.br/cidades/ceara.htm
Mapas interativos do Ceará
http://www.ipece.ce.gov.br/categoria5/ceara-em-mapas-interativos
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2. CONHECENDO FORTALEZA
Fortaleza é a capital do estado do Ceará. Fundada a 13 de abril de 1726, a cidade
desenvolveu-se sobre dunas, às margens do riacho Pajeú e junto à foz do Rio Ceará. A
origem do nome Fortaleza é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos
Holandeses entre 1649 e 1654. A cidade está localizada no litoral Atlântico (com 34 km
de praia) a uma altitude média de 21m. Tem uma área de 313,140 km2 e uma população
de 2.447.409 habitantes, sendo a capital brasileira de maior densidade demográfica, com
7.815,7 hab./km2.
Sua história, contudo, é mais antiga que o forte holandês que lhe deu nome e ganha
conteúdo na simbologia cearense do amor entre o guerreiro branco português e a índia
Iracema. O poema dá forma à miscigenação, define o tipo aventureiro da ocupação
portuguesa e fundamenta as bases do processo de construção do homem brasileiro-
cearense. Ao trilhar os caminhos de Iracema, o visitante sentirá a atmosfera que abriga
o nascimento de Moacir, o filho da dor, o primeiro brasileiro-cearense a migrar, para
morar bem longe.
Sobre dunas, a cidade nunca teve a expressão econômica das capitais tradicionais por
onde se iniciou o desenvolvimento urbano brasileiro. Na região, Recife e Salvador
abrigaram populações ricas, que conviveram com ciclos geradores de enorme poupança.
Sinais externos desse desenvolvimento econômico ficaram cravados no ambiente social e
cultural, manifestando-se nos mobiliários, na culinária, nas tradições e festas, no
desenvolvimento do ensino superior e na indústria canavieira. Comparativamente,
portanto, Fortaleza foi uma cidade pobre até meados do século XX, quando conheceu
enorme desenvolvimento que se prolonga até os dias atuais.
Fortaleza oferece temperatura média anual de 26 graus centígrados beneficiada pelo
sopro constante dos ventos alísios. No passado, conhecida pela boa qualidade do clima,
atraiu pessoas que vinham em busca de cura para doenças pulmonares. Hoje atrai pelo
ambiente social e cultural em formação. Em formação porque tudo em Fortaleza é
recente e se caracteriza pelo enorme dinamismo que domina o cenário educacional,
cultural e dos negócios na agricultura, nos serviços e na indústria.
Saiba mais sobre a cidade nas seguintes páginas:
http://www.fortaleza.ce.gov.br/
http://www.fortalezatur.com.br/
Confira a seguir algumas das possibilidades de entretenimento em Fortaleza e acesse os
endereços eletrônicos indicados para obter mais informações sobre os lugares que valem
a pena serem visitados. Aqui você encontra apenas algumas sugestões. Ao longo de sua
estada, você pode ir acrescentando outras atrações que a cidade oferece.
Descubra essa cidade que o poeta Paula Ney denominou de “A loura desposada do sol” e
vivencie e conte para os colegas sobre a Fortaleza que você conheceu!
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Passeio pelo Centro de Fortaleza
Vale a pena passear por Fortaleza. O Centro antigo envelheceu, perdeu pujança, mas
fala-se muito em sua recuperação que virá um dia. Mesmo assim, nesse ambiente
envelhecido há pontos de grande atração como o Passeio Público, que tem a Oeste a
Santa Casa de Misericórdia (hospital mais antigo da cidade) e a Leste o Forte
Schoonenborch, atualmente sede da Décima Região Militar do Exército Brasileiro. Local
cheio de história, conta com o testemunho de velho Baobá que assistiu ao fuzilamento de
heróis cearenses nativistas que lutaram contra o domínio português.
Em frente à Décima Região Militar, a Catedral e o Mercado Central (Mercado Central
de Fortaleza: http://www.mercadocentraldefortaleza.com.br/), este um local obrigatório
para compras e visita pela beleza plástica e pela oferta de produtos variados da produção
local. Por trás, caminhando na direção Oeste, encontra-se o velho prédio da Cadeia
Pública, transformado em Museu e lojas do fino artesanato cearense. Seguindo em
direção Norte chega-se ao Teatro José de Alencar, monumental obra de arquitetura
em ferro fundido.
No Centro não deixe de visitar também a Academia Cearense de Letras, instalada no
Palácio da Luz, antiga sede do Governo, onde foram assinados os principais
documentos da história cearense.
Próximo ao Centro você poderá visitar ainda a Reitoria da Universidade Federal do
Ceará, imponente prédio que abriga a administração superior da primeira universidade
cearense. O prédio serviu de residência à família Gentil, que deu nome ao bairro
Gentilândia, onde se situa.
Outras visitas podem ser feitas ao campus da Universidade Federal do Ceará (UFC),
no bairro do Pici, onde funcionam a Biblioteca Central, os Centros de ciências básicas, de
ciências agrárias, de tecnologia, o parque tecnológico (PADETEC), a Embrapa, o
NUTEC e dezenas de outros centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação ligados
aos departamentos acadêmicos. Alguns desses centros abrigam projetos empresariais,
uma atividade bastante nova na vida da Universidade, mas crescente e muito dinâmica.
Nas proximidades do seu hotel você descobrirá o Centro Dragão do Mar e a sede do
governo estadual, denominado Palácio da Abolição. O primeiro é um espaço cultural
diversificado aonde você poderá ir diversas vezes, pelas várias oportunidades de lazer e
estudo que oferece. O segundo é um prédio público com arquitetura bastante original,
obra de um dos grandes arquitetos brasileiros, Sérgio Bernardes. Os jardins são de Burle
Marx, o maior paisagista brasileiro de todos os tempos. Em 2004 o conjunto
arquitetônico foi tombado pelo estado do Ceará.
Apesar de um pouco mais longe, se puder não deixe de visitar duas outras universidades
– a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Universidade Estadual do Ceará
(UECE). Ambas possuem um campus atraente e muito arborizado.
A Programação Cultural do curso o levará a vários locais aqui recomendados,
mas você também poderá fazer o seu próprio planejamento para os dias livres.
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Passeio pela orla
Fortaleza tem belas praias urbanas, como as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe.
Embora algumas estejam poluídas, elas oferecem atrações que superam a frustração do
banho proibido. Há indicações sobre os níveis de poluição das praias, o que permite
identificar áreas próprias ao banho, sem risco para a saúde. Seus calçadões são repletos
de bares e restaurantes.
Da praia de Iracema ao Mucuripe, há pontos que proporcionam uma bela visão do pôr-
do-sol, quase sempre combinado com o bucolismo das jangadas de velas brancas. A 11
quilômetros do Centro o mergulho é garantido na praia do Futuro, a mais movimentada
da capital, com barracas animadas e programação atraente.
Nos finais de semana, para apreciar a beleza da cidade de Fortaleza desde o mar, o
visitante conta com passeios de barco pela orla marítima. O passeio começa às 16 horas
e coincide com o pôr do sol e o acender das luzes da cidade.
☺Dica: Informe-se sobre os passeios de barco na Associação dos Veleiros de
Fortaleza, Av. Beira Mar, 4263 Telefones: (85) 3263.1085 / 3263.1406
☺Dica: Confira também o pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, Rua dos Cariris -
Praia de Iracema. Na ponte se localizam uma pequena galeria de arte e um
observatório marinho de propriedade da Universidade Federal do Ceará –
UFC, onde pode-se, pela manhã, observar o passeio dos golfinhos.

Parques da cidade
Para quem gosta de curtir parques, visite o Parque do Cocó, uma área com 1.165
hectares de mata, mangue, rio e muita natureza. Muito frequentado nos finais de
semana, o Parque conta como apoio permanente da Polícia. Informações no site
www.mapia.com.br/fortaleza/lugares/Lazer/Parques.

Teatro, Música, Dança e Exposições de Arte
Confira a programação cultural nos principais jornais diários! Ler os jornais
diários é sempre a melhor fonte de atualização e conhecimento da cidade.
Você também pode acessar os sites a seguir:
 Programação no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:
http://www.dragaodomar.org.br/index.php
 Programação cultural em Fortaleza: http://www.centrodefortaleza.com.br/
 Kukukaia: http://www.kukukaya.com.br/
 SESC – Ceará: http://www.sesc-ce.com.br/ e a programação para julho
2012: http://www.sesc-ce.com.br/images/sesc/arquivos/prog_for.pdf
 Shows e festas: http://showsefestasdefortaleza.blogspot.com.br/
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Visite também alguns museus para conhecer um pouco de história e arte local:
 Casa de José de Alencar: Avenida Washington Soares, 6055 – Alagadiço
Novo, telefone (85) 3229-1898, http://www.cja.ufc.br/
 Memorial da Cultura Cearense: - Rua Dragão do Mar, 81, Iracema, telefone
(85) 3488-8624, www.dragaodomar.org.br
 Museu de Arte Contemporânea - Rua Dragão do Mar, 81, Iracema, telefone
(85) 3488-8624, www.dragaodomar.org.br
 Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará: Av. da Universidade,
2854, telefone: (85) 3366-7481, www.mauc.ufc.br
 Museu de Arte e Cultura Popular: Rua Senador Pompeu, 350, telefone (85)
3101-5508
 Museu da Cachaça: Em Maranguape, a 30 km de Fortaleza. Rua Senador
Virgílio Távora, com acesso pela CE-065, telefone (85) 3341-0407,
www.ypioca.com.br
 Museu do Ceará: Rua São Paulo, 51, centro, telefone (85) 3101-2610,
www.secult.ce.gov.br
 Museu Senzala Negro Liberto: Em Redenção, as margens da CE-060 a 50Km
de Fortaleza, telefone (85) 3332-1116,
http://www.alzenir.de/a_php/idx.php?ziel=museusenzala&sid=h
 Seara das Ciências: Rua Paulino Nogueira, 315 – Benfica,
http://www.seara.ufc.br/nossoespaco.htm (Atualmente em processo de
mudança).

Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é uma infra-estrutura completa para o
exercício do lazer e da arte. Informações no site www.dragaodomar.org.br/.

Cinema
Localizados em sua maioria dentro dos principais shopping centers da capital, os
cinemas locais são uma ótima opção de diversão, aliando segurança e conforto. Algumas
das salas de cinema da cidade:
 Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:
http://www.dragaodomar.org.br/espacos.php?pg=cinema
 Shopping Aldeota – http://www.shoppingaldeota.com.br/
 Shopping Benfica – www.shoppingbenfica.com.br/
 Shopping Center Iguatemi Fortaleza - www.iguatemifortaleza.com.br/
 Shopping Via Sul – www.shoppingviasul.com.br/
☺Dica: Para maiores informações sobre a cidade, veja o site da Secretaria de
Turismo de Fortaleza: http://www.fortaleza.ce.gov.br/turismo/
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3.
SERVIÇOS ÚTEIS
Confira no mapa a localização do Hotel Mareiro
A – Mareiro Hotel (Rua Tibúrcio Cavalcante com Av. Beira-Mar) – Telefone – (85) 3266 7200
F – Casa de Câmbio (Avenida Beira Mar)
B – Ponto de ônibus (Av. da Abolição)
G – Sorveteria 50 Sabores (Av. Beira-Mar)
C – Feirinha da Beira-Mar (Av. Beira-Mar)
H - Passeio Calçadão Beira-Mar
D – Centro Comercial – Cartão SIM, McDonald’s, Telemóvel, Farmácia (Rua Oswaldo Cruz)
E – Casa de Câmbio (Avenida da Abolição, em frente ao Hotel Brasil Tropical)
3.1. TRANSPORTE

Ônibus
A tarifa de ônibus urbano em Fortaleza é de R$2,00. No sistema de ônibus de Fortaleza,
o passageiro paga o valor da tarifa diretamente para o cobrador, depois de entrar no
ônibus. Pelo sistema integrado, esse valor cobre a viagem completa, ou seja, mesmo
que precise trocar de ônibus o passageiro não precisa pagar outra passagem enquanto
não chegar ao destino. No sistema integrado, as trocas de ônibus acontecem nos
terminais que estão espalhados pela cidade. Portanto, caso esteja perdido, procure um
ônibus que vá para algum terminal (Terminal da Parangaba, Terminal do Papicu,
Terminal da Messejana, Terminal do Antônio Bezerra, Terminal da Lagoa), pois, de lá,
você pode tomar um ônibus que passe próximo ao hotel.
☺Dica: Para informações sobre os itinerários dos ônibus, confira o site
www.etufor.ce.gov.br (clique em Rotas e Pontos de Parada  VEJA AQUI AS LINHAS)
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Rodoviária de Fortaleza
A estação rodoviária de Fortaleza chama-se Rodoviária São Tomé e funciona no seguinte
endereço: Avenida Borges de Melo, 1630 Telefone (85) 3256-2100.

Aeroporto
Localizado na Avenida Senador Carlos Jereissati, 3000 – Bairro Serrinha, telefone (85)
3392-1030, o Aeroporto Internacional Pinto Martins foi reformado em 1998 e agora
passará por nova reforma e modernização. O terminal de passageiros tem quatro
andares climatizados e sua expansão abrigará novos “fingers”, novas esteiras e espaço
para o atendimento ao público por parte das empresas aéreas.
No primeiro piso, chegadas nacionais e internacionais, balcões de check-in, vendas de
bilhetes, aluguel de carros, posto de informações turísticas da Secretaria de Turismo do
Ceará. No segundo piso embarque, lojas e praça de alimentação. O público ainda conta
com caixas eletrônicos de alguns bancos e tem acesso a amplo estacionamento com
capacidade para abrigar mais de mais de mil veículos.

Táxi
No Aeroporto há dois serviços de táxi. O rádio táxi é um serviço que cobra taxa e opera
com valor fixo por zona. O táxi comum você paga somente o que marcar no taxímetro.
Ambos oferecem segurança e conforto. Você pode usar sem receio. Evite a oferta de táxi
fora da área reservada aos táxis com promessas de melhor preço.
☺Dica: Você pode pegar táxi na rua sem problema, desde que o identifique pela
sinalização colocada sobre o veículo. Certifique-se de que o taxista acionou o
taxímetro. Caso ele não tenha ligado o taxímetro, lembre-o, para evitar
aborrecimento.
☺Dica: Sugestões de telefones de empresas de tele-táxi:
 Rádio Taxi Fortaleza - www.radiotaxifortaleza.com.br - (85) 3221-5744
 Capital Rádio Táxi - www.capitalradiotaxi.com.br/ - (85) 3254-5554
Tarifas: A tarifa do táxi em Fortaleza é calculada da seguinte forma: das 6h às 22h, de
segunda a sábado, Bandeira 1 (confira no taxímetro); das 22h às 6h e durante as 24h de
domingos e feriados, Bandeira 2 (confira no taxímetro).
3.2. SAÚDE
Atendimento de emergência: SAMU 192
O atendimento de emergência deve ser utilizado em casos de acidentes de trânsito,
ferimentos graves, quebraduras, queimaduras. O atendimento é gratuito. O hospital
Instituto José Frota – IJF fica na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro – (85)
3255.5000. O atendimento é gratuito. Mais informações: www.sms.fortaleza.ce.gov.br/
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3.3. COMPRAS
Alguns centros comerciais em Fortaleza:
 Monsenhor Tabosa: esta é uma rua que tem centenas de lojas e
confecções, especialmente com produtos fabricados no Ceará.
 Mercado Central de Fortaleza: www.mercadocentraldefortaleza.com.br/
Avenida Alberto Nepomuceno, 199 – Centro
 Shopping Center Iguatemi Fortaleza: www.iguatemifortaleza.com.br/
Avenida Washington Soares, 85 – Cocó
 Shopping Fortaleza Sul: www.shoppingfortalezasul.com.br/
Avenida Luciano Carneiro, 1333 – Fátima
 Shopping Benfica: www.shoppingbenfica.com.br
Avenida Carapinima, 2200, Benfica
 Shopping Via Sul: www.shoppingviasul.com.br
Avenida Washington Soares, 4335
☺Dica: Confira a numeração de roupas e calçados na página:
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/vestuario_numeracao.html
3.4. DINHEIRO
A moeda brasileira chama-se “real”. Para informações sobre as cédulas e moedas usadas
no Brasil, sugerimos as seguintes páginas:
http://www.portalbrasil.net/economia_real.htm
http://www.casadamoeda.gov.br
Há muitos locais para troca de dinheiro em Fortaleza. Antes de efetuar a transação,
consulte o pessoal do Programa. Às vezes há alguma dica que pode favorecer a venda.
☺Dica: Algumas casas que efetuam câmbio com segurança, nas proximidades do
hotel:
 Fitta Câmbio e Turismo; Av. Abolição no 2950 - Loja 08, ao lado do
Pão de Açúcar Náutico, Meireles, telefone (85) 32427676.
 ljb Câmbio e Turismo - Av. Dom Luís, 655, Aldeota, telefone (85)
3261.4573.
 Sadoc Câmbio e Turismo - Av. Monsenhor Tabosa, 1071, telefone
(85) 3219.7993.
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4. O CURSO
4.1. IDENTIFICAÇÃO
NOME DO CURSO Formação de Professores da Rede Pública de Ensino Básico de
                 Cabo Verde
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 12/07/2012 a 08/08/2012
CARGA HORÁRIA TOTAL 186 horas
                    Atividades letivas: 150 horas.
                   Atividades culturais:36 horas (4afeiras à tarde e sábados)
COORDENADOR GERAL Helio Guedes de Campos Barros (MCTI)
COORDENADORES
ACADÊMICOS
COORDENADOR
ADMINISTRATIVO
EQUIPE DE FORMADORES:
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: Margarete Schlatter (UFRGS)
                        Pedro de Moraes Garcez (UFRGS)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: José Othon Dantas Lopes (UFC)
Yvanowik Dantas Valério (UFC)
Alexandre do Nascimento Almeida (UFCSPA)
Cloris Porto Torquato (UEPG)
Deborah Vier Fischer (Escola Projeto - RS)
Margarete Schlatter (UFRGS)
Pedro de Moraes Garcez (UFRGS)
Regina Andrade Clara (CENPEC)
Tatiana Canto de Carvalho (Escola Projeto - RS)
Virgínia Haensel de Oliveira Veríssimo (Escola Projeto -RS)
EQUIPE DE FORMADORES: Angelo Papa Neto (IFCE)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Francisco Bruno Holanda (IMPA - RJ)
                      José Othon Dantas Lopes (UFC)
                      José Alberto Duarte Maia (UFC)
                      José Rômulo Ferreira Tavares (Colégio da Polícia Militar - CE)
                         Stephanie de Carvalho Guerra (Colégio Santo Amaro – RJ)
ASSISTENTE Vicente Lima-Neto
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4.2. OBJETIVOS
A partir da proposta de objetivos de ensino para desenvolver a educação
linguística e matemática do cidadão contemporâneo, busca-se refletir sobre formas de
promover, na sala de aula e em outros ambientes escolares, as condições necessárias
para que os professores participantes deste curso, e depois seus alunos, possam
engajar-se em atividades que demandam o uso da língua portuguesa em situações
concretas tratando de temáticas relevantes em seus contextos de atuação social.
Aos participantes serão apresentados a práticas de alfabetização em contextos
bilíngues e a técnicas de ensino de matemática de modo que se engajem como líderes
solidários de educadores cuja meta é o letramento e o numeramento - alfabetização
matemática teórica e contextualizada. Nesse sentido, serão expostos ao conhecimento e
a vivências em primeira mão de boas práticas de ensino voltadas para a aprendizagem
em língua portuguesa para o desenvolvimento do letramento e do numeramento.
Em síntese, o objetivo é oferecer uma formação que os capacitem para:
 Conhecer o pensamento contemporâneo capaz de informar o ensino de língua
portuguesa como língua adicional em cenários escolares sociolinguisticamente
complexos;
 Conhecer a reflexão contemporânea sobre a natureza complexa do letramento nas
práticas sociais das sociedades complexas contemporâneas;
 Refletir sobre a possibilidade de concepção do ensino em língua portuguesa estar a
serviço de biletramentos;
 Conhecer, experimentar e refletir criticamente sobre as realidades socioculturais
brasileiras e apresentar e desenvolver reflexão conjunta com os demais
participantes e docentes sobre as suas realidades socioculturais próprias;
 Vivenciar boas práticas de ensino na educação linguística e matemática voltada
para o desenvolvimento do letramento e do numeramento necessários para acesso
ao conhecimento acadêmico;
 Estar capacitados a produzir materiais e sequências didáticas para a prática de
educação linguística e matemática no ensino básico em Língua Portuguesa;
 Refletir sobre a construção de uma progressão curricular com base em
competências e metas de aprendizagem;
 Refletir sobre métodos de avaliação contemporâneos e estar capacitados a
desenvolver instrumentos de avaliação coerentes com os objetivos de educação
linguística e matemática;
 Estar capacitados a conduzir o ensino básico em uma pedagogia culturalmente
sensível voltada para a formação de cidadãos reflexivos, críticos, aptos à
participação plena nas práticas sociais letradas das sociedades complexas
contemporâneas da lusofonia.
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4.3. MÓDULOS
Módulo
Objetivos e atividades
Formadores
Recepção e início das atividades (sexta-feira, 13/07 e sábado, 14/07)
Vivências de letramento e Objetivo: Relatar, oralmente e por escrito, as experiências de ensino Clóris Torquato
 numeramento e com vistas ao planejamento de projetos a serem desenvolvidos ao
 planejamento de projetos longo do curso.
 (8 horas) Atividades: leitura de projetos de edições anteriores, relatos orais,
             escrita de breves relatórios, discussão das respostas ao questionário
                (online), planejamento de projetos a serem desenvolvidos.
Recepção e ambientação em Objetivo: Familiarizar-se com os objetivos do curso e com os textos do Alexandre do Nascimento
    Fortaleza cotidiano no contexto em que estão; organizar acesso à internet; Almeida
    (8 horas) iniciar a participação nas práticas de uso da linguagem em educação
                   linguística e matemática em língua portuguesa para lidar com o
                      contexto que os cerca.
                      Atividades e textos: Leitura do Manual do Curso (programa,
                      cronograma de atividades, informações sobre a cidade, informações
                          úteis, etc.) para discussão das expectativas em relação ao curso; uso
                              do computador (abertura de conta de e-mail, se necessário), criação e
                                 uso de senha e navegação em sites relevantes ao contexto de
                                   formação e de ensino dos participantes.
Objetivos e atividades Formadores
Módulo
Stephanie de Carvalho
Guerra
Francisco Bruno Holanda
Semana 1 (16/07 a 20/07)
Leitura e escrita de Objetivo: Relatar, oralmente e por escrito, as memórias de letramento Regina Andrade Clara
memórias de letramento e e de numeramento dos participantes.
 numeramento Atividades: relatos orais, escrita das memórias, leitura pelos colegas e
 (18 horas) reescrita, preparação da edição do livro de memórias.
Práticas de letramento e Objetivo: Alexandre do Nascimento
 numeramento e a função Desenvolver práticas de uso da linguagem em educação linguística e Almeida
   social da escola matemática em língua portuguesa para lidar com problemas do
   (18 horas) cotidiano.
              Vivenciar proposta de organização curricular por projetos de
                aprendizagem em contexto multilíngue.
                 Refletir sobre a diversidade linguística e o ensino de Português no
                   Brasil e em Cabo Verde.
                   Atividades e textos: leitura do programa e do cronograma de
                   atividades para discussão das expectativas em relação ao curso; uso do
                      computador (abertura de conta de e-mail, se necessário), criação e uso
                         de senha e navegação em sites relevantes ao contexto de formação e
                             de ensino dos participantes; cotidiano do hotel: instruções das
                               acomodações, lista de roupas, etc.; criação e apresentação de
                                     problemas sobre atividades do dia-a-dia: compras e preços,
                                      transporte, lugares para conhecer, etc.; escrita e reescrita da narrativa
                                      e dos problemas.
Clóris Torquato
José Rômulo Ferreira
Tavares
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Módulo
Objetivos e atividades
Formadores
Semana 2 (23/07 a 27/07)
Alfabetização, letramento e Objetivo: Promover a prática de leitura e escrita de diferentes textos e Deborah V. Fischer
  numeramento: ensino de refletir sobre os aspectos envolvidos no ensino da leitura e da escrita
  leitura e escrita nos anos iniciais de escolarização formal.
  (18 horas) Atividades e textos: praticar a leitura individual e coletiva de
             diferentes gêneros, incluindo textos voltados para as faixas etárias dos
               alunos desses professores (literatura infantil, textos do cotidiano,
               problemas e jogos matemáticos, etc.) e a escrita e reescrita.
Pedagogia de projetos na Objetivo: Experienciar e discutir a pedagogia de projetos. Tatiana Canto de
escolarização inicial para Atividades e textos: desenvolver projetos de ensino e de Carvalho
  alfabetização, letramento e aprendizagem, analisar e desenvolver tarefas pedagógicas.
    numeramento
    (18 horas)
Módulo
Virgínia H. O. Veríssimo
Stephanie de Carvalho
Guerra
Objetivos e atividades
Formadores
Semana 3 (30/07 a 03/08)
Materiais didáticos e Objetivo: Refletir sobre práticas de sala de aula no ensino de línguas Margarete Schlatter
 instrumentos de avaliação adicionais e de matemática; discutir a noção de proficiência para
   para alfabetização, desempenhar determinadas práticas de uso da linguagem e da
     letramento e numeramento matemática; elaborar materiais didáticos e instrumentos de avaliação
     em educação multilíngue (tarefas e critérios).
        (18 horas) Atividades e textos: tarefas para a prática e a avaliação de uso da
                      língua portuguesa e de matemática; oficina para elaboração,
                          apresentação, discussão e reelaboração de materiais didáticos e de
                                instrumentos de avaliação; elaboração de critérios de avaliação.
Projetos de educação Objetivo: Experienciar e discutir a projetos de aprendizagem que Francisco Bruno Holanda
  matemática em língua envolvam conteúdos de educação matemática. Estudar tópicos de
    portuguesa álgebra e aritmética.
    (18 horas) Atividades e textos: Elaborar, analisar e desenvolver problemas
               matemáticos para o ensino básico.
Módulo
Objetivos e atividades
Ângelo Papa Neto
Pedro M. Garcez
Formadores
Finalização dos projetos (segunda-feira, 06/08 a quarta-feira, 08/08)
Projetos integrados de Objetivo: Finalizar as produções do curso (livro de memórias, Margarete Schlatter
educação linguística e orientações curriculares, materiais didáticos para educação linguística,
   matemática etc.)
    (12 horas)
Projetos de educação Objetivo: Finalizar as produções do curso (coletânea de problemas Francisco Bruno Holanda
  matemática em língua matemáticos, etc.)
    portuguesa (cont.)
    (12 horas)
Sarau e encerramento do Objetivo: Apresentação dos projetos, sarau e entrega de certificados
curso
(2 horas)
Módulo
José Alberto Duarte Maia
Pedro M. Garcez
Objetivos e atividades
Todos os professores
Formadores
Quartas-feiras (18/07, 25/07 e 01/08) e sábados (21/07, 28/07 e 04/08)
Atividades culturais
(36 horas)
Quartas-feiras (tarde) e
sábados (manhã e tarde)
Objetivo: Visitas a escolas públicas, Universidade Federal do Ceará,
espaços culturais (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Planetário,
Theatro José de Alencar, museus, etc.), livraria para vivenciar e
participar da cultura local e refletir criticamente sobre as realidades
socioculturais brasileiras e as suas próprias
Assistentes
14
4.4. CRONOGRAMA
SEMANA 13 E 14/07
8h -10h
10h30 –
12h30
14h -16h
16h30 -
18h30
8h -10h
10h30 –
12h30
14h -16h
16h30 -
18h30
SEXTA-FEIRA – 13/07
Abertura do Curso (Turma A - Turma B)
Apresentação dos participantes do curso; Entrega de materiais (pasta, cronograma, diário); Integração (mapas de Cabo
Verde e do Brasil)
Alexandre do Nascimento Almeida, Francisco Bruno Holanda, Clóris Torquato e Stephanie de Carvalho Guerra
I N T E R V A L O
Apresentação dos participantes do curso; Entrega de materiais (pasta, cronograma, diário); Integração (mapas de Cabo
Verde e do Brasil)
Alexandre do Nascimento Almeida, Francisco Bruno Holanda, Clóris Torquato e Stephanie de Carvalho Guerra
A L M O Ç O
TURMA A
TURMA B
Recepção e ambientação em Fortaleza
Vivências de letramento e numeramento e planejamento
Alexandre do Nascimento Almeida e Francisco Bruno
de projetos
Holanda
Clóris Torquato e Stephanie de Carvalho Guerra
I N T E R V A L O
Vivências de letramento e numeramento e
Recepção e ambientação em Fortaleza
planejamento de projetos
Alexandre do Nascimento Almeida e Francisco Bruno
Clóris Torquato e Stephanie de Carvalho Guerra
Holanda
SÁBADO, 14/07
TURMA A
TURMA B
Vivências de letramento e numeramento e
Recepção e ambientação em Fortaleza
planejamento de projetos
Alexandre do Nascimento Almeida e Francisco Bruno
Clóris Torquato e Stephanie de Carvalho Guerra
Holanda
I N T E R V A L O
Vivências de letramento e numeramento e
Recepção e ambientação em Fortaleza
planejamento de projetos
Alexandre do Nascimento Almeida e Francisco Bruno
Clóris Torquato e Stephanie de Carvalho Guerra
Holanda
A L M O Ç O
Recepção e ambientação em Fortaleza
Vivências de letramento e numeramento e planejamento
Alexandre do Nascimento Almeida e Francisco Bruno
de projetos
Holanda
Clóris Torquato e Stephanie de Carvalho Guerra
I N T E R V A L O
Recepção e ambientação em Fortaleza
Vivências de letramento e numeramento e planejamento
Alexandre do Nascimento Almeida e Francisco Bruno
de projetos
Holanda
Clóris Torquato e Stephanie de Carvalho Guerra
SEMANA 16 A 21/07
SEGUNDA-FEIRA, 16-07
TURMA A
8h -10h
10h30 –
12h30
14h-16h
16h30 -
18h30
TURMA B
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
I N T E R V A L O
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
A L M O Ç O
Práticas de letramento e numeramento e a função
Leitura e escrita de memórias de letramento e
social da escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Ferreira Tavares
I N T E R V A L O
Práticas de letramento e numeramento e a função
Leitura e escrita de memórias de letramento e
social da escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
15
Ferreira Tavares
8h -10h
10h30 –
12h30
14h -16h
16h30 -
18h30
8h -10h
10h30 –
12h30
14h -18h
8h-10h
10h30 –
12h30
14h -16h
16h30 -
18h30
8h -10h
TERÇA-FEIRA, 17/07
TURMA A
TURMA B
Práticas de letramento e numeramento e a função
Leitura e escrita de memórias de letramento e
social da escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Ferreira Tavares
I N T E R V A L O
Práticas de letramento e numeramento e a função
Leitura e escrita de memórias de letramento e
social da escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Ferreira Tavares
A L M O Ç O
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
I N T E R V A L O
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
QUARTA-FEIRA, 18/07
TURMA A
TURMA B
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
I N T E R V A L O
Práticas de letramento e numeramento e a função
Leitura e escrita de memórias de letramento e
social da escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Ferreira Tavares
A L M O Ç O
TURMA A - TURMA B
ATIVIDADE CULTURAL: Visita à livraria
Formadores e assistentes
QUINTA-FEIRA, 19/07
TURMA A
TURMA B
Práticas de letramento e numeramento e a função
Leitura e escrita de memórias de letramento e
social da escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Ferreira Tavares
I N T E R V A L O
Práticas de letramento e numeramento e a função
Leitura e escrita de memórias de letramento e
social da escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Ferreira Tavares
A L M O Ç O
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
I N T E R V A L O
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
SEXTA-FEIRA, 20/07
TURMA A
TURMA B
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
16
I
10h30 –
12h30
14h -16h
16h30 -
18h30
14h-18h
N
T
E
R V A L O
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
A L M O Ç O
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
I N T E R V A L O
Práticas de letramento e numeramento e a função social da
Leitura e escrita de memórias de letramento e
escola
numeramento
Alexandre do Nascimento Almeida e José Rômulo Ferreira
Regina Andrade Clara e Clóris Torquato
Tavares
SÁBADO, 21/07
TURMA A - TURMA B
ATIVIDADE CULTURAL: ver planejamento geral
Assistentes
SEMANA 23 A 28/07
8h -10h
10h30 –
12h30
14h -16h
16h30 -
18h30
8h -10h
10h30 –
12h30
14h -16h
16h30 -
18h30
8h -10h
SEGUNDA-FEIRA, 23/07
TURMA A
TURMA B
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
leitura e escrita
alfabetização, letramento e numeramento
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Guerra
I N T E R V A L O
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
leitura e escrita
alfabetização, letramento e numeramento
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Guerra
A L M O Ç O
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de leitura
alfabetização, letramento e numeramento
e escrita
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
Guerra
I N T E R V A L O
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de leitura
alfabetização, letramento e numeramento
e escrita
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
Guerra
TERÇA-FEIRA, 24/07
TURMA A
TURMA B
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de leitura
alfabetização, letramento e numeramento
e escrita
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
Guerra
I N T E R V A L O
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de leitura
alfabetização, letramento e numeramento
e escrita
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
Guerra
A L M O Ç O
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
leitura e escrita
alfabetização, letramento e numeramento
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Guerra
I N T E R V A L O
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
leitura e escrita
alfabetização, letramento e numeramento
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Guerra
QUARTA-FEIRA, 25/07
TURMA A
TURMA B
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
17
leitura e escrita
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
I N T
10h30 –
12h30
alfabetização, letramento e numeramento
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Guerra
R V A L O
E
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
alfabetização, letramento e numeramento
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho
Guerra
A
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de leitura
e escrita
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
L M O Ç O
TURMA A - TURMA B
ATIVIDADE CULTURAL: ver planejamento geral
Assistentes
14h -18h
QUINTA-FEIRA, 26/07
TURMA A
8h-10h
TURMA B
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de leitura
  alfabetização, letramento e numeramento e escrita
    Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
    Guerra
I
N
T
E
10h30 – Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
  12h30 alfabetização, letramento e numeramento
         Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho
        Guerra
14h -16h
R
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de
 leitura e escrita
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
A
I
16h30 -
18h30
N
A
L
O
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de leitura
e escrita
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
L
T
V
M
O
Ç
O
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
alfabetização, letramento e numeramento
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Guerra
E
R
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de
leitura e escrita
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
V
A
L
O
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
alfabetização, letramento e numeramento
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Guerra
SEXTA-FEIRA, 27/07
TURMA A
8h -10h
TURMA B
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
  leitura e escrita alfabetização, letramento e numeramento
  Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Guerra
I
10h30 –
12h30
N
T
L
N
T
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
alfabetização, letramento e numeramento
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho
Guerra
V
A
L
O
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
alfabetização, letramento e numeramento
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho Guerra
M
Pedagogia de projetos na escolarização inicial para
alfabetização, letramento e numeramento
Tatiana Canto de Carvalho e Stephanie de Carvalho
Guerra
I
16h30 -
18h30
R
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de
leitura e escrita
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
A
14h -16h
E
O
Ç
O
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de leitura
e escrita
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
E
R
V
A
L
O
Alfabetização, letramento e numeramento: ensino de leitura
e escrita
Deborah V. Fischer e Virgínia H. O. Veríssimo
SÁBADO, 28/07
TURMA A - TURMA B
14h -18h
ATIVIDADE CULTURAL: ver planejamento geral
Assistentes
18
SEMANA 30/07 A 04/08
SEGUNDA-FEIRA, 30/07
TURMA A
TURMA B
8h -10h Materiais didáticos e instrumentos de avaliação
          para alfabetização, letramento e numeramento em
           educação multilíngue
             Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
10h30 – Materiais didáticos e instrumentos de avaliação
  12h30 para alfabetização, letramento e numeramento em
         educação multilíngue
           Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
I
N
T
A
14h -16h
L
R
N
T
V
A
L
O
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
M
O
Ç
O
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação para
alfabetização, letramento e numeramento em educação
multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
Projetos de educação matemática em língua
portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
I
16h30 -
18h30
E
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
E
R
V
A
L
O
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação para
alfabetização, letramento e numeramento em educação
multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
Projetos de educação matemática em língua
portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
TERÇA-FEIRA, 31/07
TURMA A
8h-10h
TURMA B
Projetos de educação matemática em língua Materiais didáticos e instrumentos de avaliação para
    portuguesa alfabetização, letramento e numeramento em educação
    Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez multilíngue
                                              Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
I
10h30 –
12h30
N
T
E
R
A
L
M
14h -16h 16h30 - Materiais didáticos e instrumentos de avaliação
         18h30 para alfabetização, letramento e numeramento em
                educação multilíngue
                  Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
8h -10h
O
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação
  para alfabetização, letramento e numeramento em
   educação multilíngue
     Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação
  para alfabetização, letramento e numeramento em
   educação multilíngue
     Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
I
N
T
V
A
L
O
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação para
alfabetização, letramento e numeramento em educação
multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
Projetos de educação matemática em língua
portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
E
Ç
O
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
R
V
A
L
O
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
QUARTA-FEIRA, 01/08
I
10h30 –
12h30
N
T
Projetos de educação matemática em língua
portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
E
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
R
V
A
L
O
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação para
alfabetização, letramento e numeramento em educação
multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
A
L M O Ç O
TURMA A - TURMA B
ATIVIDADE CULTURAL: ver planejamento geral
Assistentes
QUINTA-FEIRA, 02/08
14h -18h
TURMA A
8h -10h
TURMA B
Projetos de educação matemática em língua Materiais didáticos e instrumentos de avaliação para
    portuguesa alfabetização, letramento e numeramento em educação
19
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
I
N
multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
T
E
R
Projetos de educação matemática em língua
   portuguesa
  Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
14h -16h Materiais didáticos e instrumentos de avaliação
           para alfabetização, letramento e numeramento em
            educação multilíngue
              Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
16h30 - Materiais didáticos e instrumentos de avaliação
18h30 para alfabetização, letramento e numeramento em
       educação multilíngue
         Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
I
N
L
T
A
L
O
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação para
alfabetização, letramento e numeramento em educação
multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
10h30 –
  12h30
A
V
M
E
O
Ç
O
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
R
V
A
L
O
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
SEXTA-FEIRA, 03/08
TURMA A
8h -10h
TURMA B
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação
para alfabetização, letramento e numeramento em
educação multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
I
10h30 –
12h30
N
T
L
N
T
V
A
L
O
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
M
O
Ç
O
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação para
alfabetização, letramento e numeramento em educação
multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
Projetos de educação matemática em língua
portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
I
16h30 -
18h30
R
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação
para alfabetização, letramento e numeramento em
educação multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
A
14h -16h
E
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
E
R
Projetos de educação matemática em língua
portuguesa
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
V
A
L
O
Materiais didáticos e instrumentos de avaliação para
alfabetização, letramento e numeramento em educação
multilíngue
Margarete Schlatter e Ângelo Papa Neto
SÁBADO, 04/08
TURMA A - TURMA B
ATIVIDADE CULTURAL: ver planejamento geral
Assistentes
8h - 15h
SEMANA 06/07 A 08/08
SEGUNDA-FEIRA, 06/08
TURMA A TURMA B
8h - 10h Projetos integrados de educação linguística e Projetos de educação matemática em língua portuguesa
            matemática (cont.)
             Margarete Schlatter e José Alberto Duarte Maia Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
10h30 – Projetos integrados de educação linguística e 14h -16h Projetos de educação matemática em língua
  12h30 matemática portuguesa (cont.)
         Margarete Schlatter e José Alberto Duarte Maia
I
N
T
A
E
L
R
V
A
L
O
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
(cont.)
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
M
O
Ç
O
Projetos integrados de educação linguística e
matemática
20
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
I
16h30 -
18h30
N
Margarete Schlatter e José Alberto Duarte Maia
T
E
R
V
Projetos de educação matemática em língua
portuguesa (cont.)
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez Garcez
A
L
O
Projetos integrados de educação linguística e
matemática
Margarete Schlatter e José Alberto Duarte Maia
TERÇA-FEIRA, 07/08
TURMA A TURMA B
8h -10h Projetos de educação matemática em língua Projetos integrados de educação linguística e
            portuguesa (cont.) matemática
            Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez Margarete Schlatter e José Alberto Duarte Maia
10h30 – Projetos de educação matemática em língua 14h - 16h Projetos integrados de educação linguística e
  12h30 portuguesa (cont.) matemática
        Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez Margarete Schlatter e José Alberto Duarte Maia
I
N
T
A
I
16h30 -
18h30
N
E
V
A
L
O
Projetos integrados de educação linguística e
matemática
Margarete Schlatter e José Alberto Duarte Maia
L
T
R
M
O
Ç
O
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
(cont.)
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
E
R
Projetos integrados de educação linguística e
matemática
Margarete Schlatter e José Alberto Duarte Maia
V
A
L
O
Projetos de educação matemática em língua portuguesa
(cont.)
Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
QUARTA-FEIRA, 08/08
TURMA A - TURMA B
8h -12h
Finalização dos produtos finais
Margarete Schlatter, José Alberto Duarte Maia, Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
A
14h - 18h
19h30 –
21h30
L
M
O
Ç
O
Finalização dos produtos finais
Margarete Schlatter, José Alberto Duarte Maia, Francisco Bruno Holanda e Pedro M. Garcez
SARAU E ENCERRAMENTO
21
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úteis
22
Programa Linguagem das Letras e dos Números
Projeto José Aparecido Oliveira e Projeto Amilcar Cabral
Curso de Formação de Professores de Ensino Básico da Rede Pública de Cabo Verde
Guia de Informações
2012
23

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