sexta-feira, 27 de julho de 2012

O CAÇADOR


O Caçador

Faixa etária: a partir de 6 anos

Número de participantes: a partir de 6 elementos

Duração: máximo 30 minutos

Proposta Pedagógica: Identificação e memorização de números, letras, sílabas palavras, etc. Pode ser integrada com qualquer disciplina e em diferentes conteúdos.

Materiais/ recursos: cartão, tesoura, apito, cronômetro, marcador e os alunos.

Objetivos:
    - desenvolver a capacidade de atenção, concentração e agilidade;
    - promover a participação coletiva e a socialização
Procedimentos:

- Antes do jogo: O espaço escolhido é dividido em duas partes. Escolhe-se um aluno para ficar na linha central do campo que desempenha a função de caçador, enquanto que o restante dos jogadores serão as ovelhas e ocuparão um dos lados do campo.

-Durante o jogo: As ovelhas têm que atravessar o campo passando pela linha central sem serem tocadas pelo caçador. Caso forem tocadas, deixam de ser ovelhas e passam a ser também caçadores, e assim sucessivamente. Se por algum motivo, um jogador/ovelha, durante o percurso, sair do campo, junta-se aos elementos que se encontram na posição de caçador. O jogo termina quando não houver mais ovelhas.

Sugestões/ variantes: - este jogo pode ser utilizado em casos de competição entre grupos. Adapta-se ao jogo da raposa para crianças de 6 a 8 anos a fim de desenvolver a expressão oral, memorização, capacidade auditiva, etc. 



  

Grupo: Antônio Teixeira, Ana Maria e Nélson Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário