terça-feira, 24 de julho de 2012

brincadeira: forca


Forca

Idade: alunos no período de alfabetização
Duração: 10 a 15 minutos
Objetivos:
  • Consolidar as palavras já ensinadas
  • Ensinar a escrita de novas palavras
  • Avaliar a escrita do aluno e seu conhecimento das palavras durante a brincadeira
  • Descoberta de conteúdos a serem estudados através da brincadeira da forca
Materiais: quadro, giz, apagador ou papel, caneta, lápis
Participantes: alunos e professor
Procedimento:
  1. O professor divide a turma em dois grupos.
  2. O professor pensa em uma palavra e em seguida, faz tracinhos correspondentes às letras da palavra que pensou. Ele também deve desenhar a forca. Por exemplo, se o professor pensar na palavra “Cordão”, deve desenhar seis tracinhos.
     
  1. Em seguida, pede aos alunos que tentem descobrir as letras correspondentes aos tracinhos.
  2. Quando um aluno diz uma letra correta, o professor coloca-a no traço correspondente. Por exemplo, se o aluno disserA”, o desenho fica:

  1. Quando um aluno diz uma letra errada, o professor desenha uma parte do corpo do homem na forca. Por exemplo, se o aluno disser “F”, o desenho fica:
  1. O grupo ganha quando a palavra for descoberta.
  2. O grupo perde quando não descobre a palavra e o homem é desenhado completamente, isto é, enforcado.

Variações:
  1. Em vez de se escolher uma palavra, pode-se escolher uma operação matemática. Neste caso, os alunos dizem algarismos de 0 a 9. 
     
  1. O professor pode também pedir que descubram uma data importante, como, por exemplo, a data da independência do Brasil. Neste caso, os alunos dizem algarismos de 0 a 9. 
     

Observações:
O aluno não pode dizer duas letras/números ao mesmo tempo, nem uma letra ou número que já foi dito antes. Se ele diz uma letra/número que já foi dita, o professor desenha mais uma parte do corpo na forca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário