sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brincadeira: Árvore do Saber


Árvore do Saber

Faixa etária: 6 aos 12 anos

Número de participantes: 5 componentes por cada grupo, não importando o número de grupos

Duração: 15 minutos

Objetivos Pedagógicos:
  • Introduzir, rever e consolidar os conteúdos abordados nas diferentes áreas e conteúdos
  • Avaliar o grau do conhecimento dos alunos
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo
  • Identificar o grau das dificuldades de aprendizagem em ralação aos conteúdos e áreas disciplinares

Materiais/ recursos: cartolinas, envelopes, quadro, giz, fichas com questões de exercícios.

Objetivo do jogo: responder corretamente às questões, atingindo o maior número de pontos

Procedimentos:
  • Organiza-se os alunos em grupos de cinco
  • Apresenta-se duas árvores do saber no quadro ou em cartolinas com cinco envelopes cada, enumerados de 1 a 5, como mostra a ilustração a seguir:

                                                        E1 – Envelope 1; E2 - Envelope 2 …

  • Nos envelopes encontram-se as questões
  • É feito o sorteio para escolher o grupo que começa o jogo
  • Escolhe-se um componente do grupo sorteado para começar o jogo. Ele escolhe livremente um envelope, abrindo-o, e lê a questão para toda a turma. Em seguida, responde a questão
  • Se acertar, marca o ponto para o grupo, e se não acertar, não marca. Então, passa a vez para o outro grupo
  • Faz-se o mesmo procedimento para o restante dos jogadores. No final, ganha a equipe que tiver maior pontuação

Antes do jogo: organizar e constituir os grupos para a socialização das regras. O professor precisa ter todos os envelopes com as questões e as árvores prontas para iniciar o jogo.

Durante o jogo: orientar a turma no sentido de respeitar as regras estabelecidas e as ideias dos colegas.

Após o jogo: refletir com a turma questões e dificuldades encontradas ao longo do jogo.

Sugestões/ variantes: o jogo pode ser adaptado para trabalhar vários aspectos, tais como: leitura, oralidade, escrita, cálculos, problemas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário